Nota Introdutória
A gestão de Arquivos e dos Documentos, tornou-se uma ferramenta poderosa e essencial, diante das transformações económicas, políticas e tecnológicas que todas as organizações experimentam para manter a informação organizada e disponível na preservação da memória do acervo documental.
Ao pensarmos em arquivos pensamos na produção, arrumação e conservação de documentos. Eles são transversais a qualquer área de negócio e a sua salvaguarda garante, protege as instituições e são fundamentais para o sucesso dos processos de negócio.
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A designada Sociedade de Informação veio aumentar as exigências na Gestão da Informação. A gestão do conhecimento está na ordem do dia e os arquivos, quando devidamente organizados são essenciais para a gestão do fluxo de informação e ajudam à tomada de decisão.
Apreendendo os princípios e estratégias fundamentais de gestão documental, aliada às novas tecnologias, adquire os conhecimentos necessários para ter um arquivo organizado e eficiente.
Objetivos:
Gerais:
Facilitar o acesso e gestão da informação nas instituições, através da compreensão e aplicação de princípios gerais de gestão documental e arquivo.
Específicos:
Concluída a ação de formação os alunos serão capazes de:
- Enunciar os principais conceitos relacionados com a organização e as técnicas de arquivo;
- Distinguir os diferentes tipos de arquivo;
- Apreender as técnicas de organização documental, de acordo com os princípios apreendidos;
- Compreender os documentos legislativos relacionados com os arquivos e gestão documental;
- Adquirir competências para elaborar planos de classificação, de acordo com as necessidades da sua instituição;
- Efetuar uma abordagem e um tratamento integrado dos arquivos, desde a criação até ao destino final dos documentos.
Detalhes do Curso
- Leituras 27
- Quizzes 0
- Duração 16 horas
- Linguagem Português
- Alunos 0
- Certificado Não
- Critérios de avaliação Auto
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Gestão Documental
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Os Arquivos: Sistemas de Informação
- Os Arquivos nas Instituições: Arquivar é uma necessidade
- Em torno dos conceitos: O ciclo de vida dos documentos e suas etapas (Records Lifecycle)
- Tipos de arquivo: (teoria das 3 idades)
- Arquivo corrente / administrativo
- Arquivo intermédio
- Arquivo Histórico ou Definitivo
- As normas de Gestão Documental
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A Organização
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A Avaliação de Documentação Administrativa
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Implementação de um Sistema de Gestão Documental