Objectivos
É de extrema importância compreender os aspectos que impactam o comportamento dos colaboradores, e que por sua vez, influenciam no clima organizacional, e como eles são sentidos pelos indivíduos e os grupos dentro da Organização pois ajuda a elevar a percepção positiva dos colaboradores sobre a mesma e, além disso, servem também para aumentar o engajamento e os resultados da organização.
A unidade temática Comportamento Organizacional Estruturas e Processos, tem como objectivo dominar teoricamente e saber utilizar os modelos explicativos dos comportamentos que são motivadores de conflito, negociação e poder, bem como os factores estruturais e os processos individuais, grupais e organizacionais que os condicionam; identificar os principais conceitos inerentes a esses mesmos fenómenos em contextos profissionais.
É importante compreender os aspectos que impactam positivo ou negativamente no Clima Organizacional e como eles são sentidos pelos indivíduos e os grupos dentro da instituição é fundamental para elevar a percepção positiva das pessoas sobre a empresa e, além disso, para aumentar o engajamento e os resultados da organização.
Por estas razoes, o curso de capacitação e formação, o profissional aprenderá como criar planos de acção que dão certo e como fortalecer-los, pois podem ser fundamentais para aumentar a lucratividade na instituição em momentos diferentes da vida da mesma, como por exemplo em situações de crise.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Compreender a importância e evolução dos modelos explicativos dos comportamentos de conflito, negociação e poder;
- Entender os métodos organizacionais utilizados pelas organizações para lidar com os conflitos;
- Definir e aprofundar os principais conceitos de política, poder e liderança, bem como saber explicar como se articulam entre si;
- Identificar e caracterizar os diferentes níveis de cultura organizacional e de explicar onde a mesma está localizada (locus), a respectiva incidência (focus) e razão de ser;
- Clarificar o conceito de cultura organizacional e de a distinguir de clima organizacional, assim como de esclarecer como estes se articulam com o mesmo.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão de cariz teórico-prático, sendo utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria, apoiada posteriormente numa metodologia de trabalho do formando na aplicação dos conceitos adquiridos em casos de estudo com o objetivo de consolidação dos conhecimentos.
Detalhes do Curso
- Leituras 17
- Quizzes 0
- Duração 16 horas
- Linguagem Português
- Alunos 0
- Certificado Não
- Critérios de avaliação Auto
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Introdução ao Comportamento Organizacional
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Clima Organizacional
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Criação de Grupos nas organizações
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Conflitos e gestão de conflitos
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Mudança organizacional
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Comunicação interpessoal